A gestão como um dos pilares para profissionalização do campo

Observa-se cada vez mais uma maior participação dos proprietários e das novas gerações nas decisões das propriedades rurais, com maior engajamento e envolvimento na gestão, analisando e querendo saber cada vez mais, onde, como e as formas de investir melhor, de forma estratégica no negócio rural.


Assim como o planejamento técnico, a adoção de gestão é fundamental, tanto para uma micro, pequena, média ou grande empresa rural ou agroindústria, principalmente agora em tempos de pandemia onde as variantes negativas podem ser muitas.


Em uma gestão qualificada é possível através do conhecimento do negócio, fazer escolhas de medidas de melhor controle, melhora nas tomadas de decisões permitindo análises mais detalhadas, simulação de investimentos, olhar o negócio de forma mais estratégica e profissionalizada. Ainda temos muitos gargalos no campo, e, infelizmente, muitas vezes a gestão fica em segundo plano.


O Brasil é líder em alta tecnologia, manejos, avanços de produtividade e desempenho de campo, e a gestão se torna fundamental como pilar estratégico, assim como uma adoção de tecnologia.


Pensar que “dentro da porteira”, temos tecnologia, sementes com alto potencial, manejo de fertilidade, produtos de ponta e cada vez mais seguros para aumento da produtividade, máquinas com muita tecnologia e conectividade, posicionando os produtores brasileiros cada vez mais competitivos no agronegócio.


Através da gestão e com processos bem descritos, os resultados poderão ter mais sustentabilidade econômica. Segue dicas para começar a implantar a gestão na sua propriedade:

  1. Conheça o seu negócio, faça um “raio x”, identifique e descreva todas atividades que existem dentro da propriedade com o máximo de informações
  2. Organize em setores e centros de custos,  para melhor visualização e análise dos custos, despesas, receitas e investimentos
  3. Com as etapas descritas, o próximo passo é planejar, estabelecer objetivos, metas, e acompanhar os resultados
  4. Tratar os negócios rurais como empresa, buscando viabilidade econômica, social e financeira.
  5. Utilizar os dados gerados como métricas e indicadores de análise e tomadas de decisões.


Há aplicativos que facilitam e ajudam na gestão, permitem alimentar os dados, mas primeiro passo é fazer o básico bem feito, utilizando inclusive planilhas de dados.


Um movimento crescente no agronegócio brasileiro é o denominado “Mulheres do Agronegócio” e acredito que as mulheres, sejam elas: mães, esposas, irmãs ou filhas são muito importantes no dia a dia da gestão, agregando e auxiliando nesta etapa, e participando do negócio familiar.


O agronegócio é força motriz para o nosso país, gera renda, desenvolvimento, empregos, alimentos, energia, preserva, e cuidarmos da gestão é cuidarmos do campo.


Alessandra Decicino, Engenheira Agrônoma com mais de 15 anos de atuação no Agronegócio, Especialista em Gestão no Agro e Comercial, Palestrante e Agro Influencer.